segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Yes We Can!!!

Pois... Deve haver gente que vai olhar pra data em que escrevi este blog e vai pensar:"Ou esta gaja é lerda a pensar, ou então ela teve em coma..."

Lamento informar, mas para o mal de muita gente não tive nenhum coma; e para infelicidade de mais uns tantos ainda estou em posse de todas as minhas capacidades mentais que estão a funcionar plenamente bem...

A razão pela qual escrevo agora sobre a vitória de Barack Obama (O que? Pelo título ainda não tinham chegado ao foco do meu assunto? E a lerda sou eu?!?!?!), é muito simples: acabou a empolgação, a poeira já acentou.

Não nego que inchei-me de orgulho e explodi de felicidade quando soube, ou melhor tive a comfirmação em directo (Abençoada seja a net e a TV por cabo) da vitória de Barack Obama.

Aliás todos os africanos e africano-descendentes (like myself), deram pulos de alegria quando os resultados foram divulgados...

Eu acredito que foi a melhor escolha para os EUA, não pelo facto de ele ser negro; mas sim pelo historial dele.. Barack contactou várias realidades desde novo. Conhece a mentalidade Ocidental, a mentalidade Africana e teve contacto com a Asiática (para quem não sabe o padrasto de Obama era Indonésio); conhece a religião Muçulmana; é Cristão, julgo que os avós maternos eram Católicos (este ponto tenho que confirmar); enfim, Barack Obama tem a estrutura para lidar diversas situações e conduzi-las a bom porto...

Não estou a querer dizer que Obama será o salvador da Pátria; longe de mim pensar tal coisa, apenas acredito que ele tem condições para conseguir melhorar as coisas nos EUA e consequentemente no resto do mundo.

Uma pessoa não deve ser julgada pela cor, raça, religião, opção sexual, vícios que só a ela prejudicam, erros que cometeu no passado; mas pelas suas capacidades; pelo seu carácter...

Obama concorreu estando ciente que não é um super-herói; que não vai mudar o mundo, mas pode fazer algo para melhora-lo.

Tenho pena de muitos políticos não serem assim... Muitos estabelecem metas para se satisfazerem, esquecem-se que estão ali para o bem da Nação; Nação essa que lhes deu um poder de decisão.

Eu gostava de ser política nem que seja por uma hora, só para poder melhorar a vida daquela família que não tem uma casa, daquela criança que não tem condições para ir à escola, daquela "vozinha" que não tem ninguém para cuidar dela e leva-la ao hospital, daquele chefe de família que vive com o medo de perder o emprego, sujeitando-se a qualquer serviço, porque tem a prestação da casa, do carro, do plasma; pra pagar.

Eu não sou Deus, nem um super-herói; mas tenho sonhos... (não, descansem que não vou fazer o discurso de Martin Luther King Jr.) Sei que no mundo sempre haverá ganância, guerras, egoismo, prepotência, preconceito, discriminação; mas eu sonho em ser um intrumento para combater tantas injustiças que são feitas.

Sonho lutar, até as minhas últimas forças por esse objectivo. Martin Luther King Jr. morreu a lutar, JFK, morreu a lutar, Oskar Schindler morreu a lutar; eu quero morre a lutar!


YES WE CAN!!!

Sem comentários: