terça-feira, 10 de novembro de 2009

Filosofando... (parte III)

A vida é uma maratona... Ou melhor; a vida é uma corrida de carros... Sim, porque numa maratona não temos que tomar decisões. É só seguir na linha desenhada na pista. Enquanto que numa corrida de carros, daquelas feitas na cidade, somos obrigados a tomar decisões e a reagir rapidamente, caso surja algo inesperado.
Enquanto conduzimos, temos que estar extremamente atentos a tudo à nossa volta, para não colocarmos os outros e a nós mesmos em perigo.
Temos que tomar decisões e, se existir essa motivação, chegarmos ao fim da corrida...
Esta comparação vem no seguimento das minhas "filosofias" sobre quem são as pessoas que realmente são vencedoras.
As pessoas que vencem também são aquelas que finalizam a corrida, ainda que não seja em primeiro lugar; pois atingiram o seu objectivo; realizaram o seu sonho. Quantas não são as pessoas que começam algo e a meio do caminho desistem perante as dificuldades? E quantas mais não são que não saem do ponto de partida pois acham que não tem a capacidade de concretizar os seus sonhos? São aquelas que dizem "Eu não posso porque não tenho estudos!"; "Eu não sou muito inteligente!"; "Eu não nasci num berço de ouro"; "Eu não nasci cá!"; "Eu sou preta/cigana/ou de outra raça qualquer!", "Eu sou feia!"
Confesso que alguns desses pensamentos já invadiram a minha mente... Querem saber onde é que isso me levou? A LADO NENHUM!!!
Sentimentos de auto-desprezo e baixa auto-estima não acompanharam por exemplo Hitler... Pode parecer um péssimo exemplo, dada a pessoa de quem estou a falar (e perdoe-me a comunidade judaica por isso); mas se ele tivesse pena dele mesmo por ser baixo, magro e moreno, e sabe lá Deus que outras coisas que ele preferia não ser; acham que ele teria conseguido meter na cabeça de milhões de pessoas a criar uma raça pura, que era formada por pessoas que eram o oposto dele mesmo? Certamente que não!
Ele teve um (mau) ideal e lutou (mal) por isso. Mas conquistou (infelizmente)!
O homem acreditou no seu (mau) sonho e lutou por ele (mal obviamente)! De certa forma ele venceu (infelizmente) porque conseguiu os seus intuitos...

Resumindo: As pessoas vencem porque sonham, tomam decisões com base nesses sonhos e percorrem o caminho para alcançar a concretização desses sonhos; sendo vencedoras. Podem não ser mundialmente conhecidas, mas dentro de si tem a satisfação de terem alcançado o que almejavam...

Sem comentários: