domingo, 5 de julho de 2009

Independência

Não quero aqui afirmar que os Negros, ou Pretos, ou whatever queiram chamar são os maiores... não é preciso! É um facto consumado! :p
Agora fora de brincadeiras...
Hoje é celebrado o dia da independência de Cabo-Verde (logo a seguir ao dos Estados Unidos que, para os mais distraídos foi ontem...). Não só em Cabo-Verde, mas em todos os países africanos de que tenho conhecimento, é sempre feito uma grande celebração com pompa e circunstância. A minha questão é: WHY?
-Ah e tal, deixamos de ser colónias, somos livres e podemos andar com as nossas "próprias pernas"...
-AND?
-E mais nada!!! Somos independentes! E isso é que importa!!!
Nunca cheguei a ter este diálogo na realidade, mas existem muitas pessoas que dizem isto entre-linhas. Não quero que começem a pensar que eu sou a favor da colonização; de forma nenhuma! Mas também não sou a favor de "independências dadas às três pancadas"
No caso Lusófono, não quero atirar as culpas para cima de ninguém... Já lá vão mais de 30 anos e o que lá vai, já foi; mas olhando para as ex-colónias portuguesas em África, fico triste ao verificar que a independência não foi sinónimo de desenvolvimento... Angola só acordou agora, Cabo-Verde é um país que pensa ser humilde por não ter muitos recursos naturais, a Guiné e S. Tomé são exemplos gritantes de miséria, e Moçambique vai coxeando...
Não sou pan africana, pelo menos não me considero, mas começo a ficar profundamente irritada de todas a vezes que vejo o "desprezo" que existe para com África. Pelo menos podia haver um pouco mais de consideração por este belo continente, nem que seja pelo facto de ser o berço da Humanidade. Eu tenho orgulho da raça a que pertenço, mas tenho raiva daqueles que fazem da Raça Negra um instrumento para serem consideradas vítimas e entristeço-me quando verifico que nós de uma maneira geral ficamos contentes com pouco...
A indepêndencia não basta. É preciso crescer, desenvolver, mostrar que somos capazes de lutar, que estamos cá!
É um facto que a escravatura e a colonização deixaram marcas que até hoje duram, mas é hora de darmos um auto-abanão. Mesmo não tendo muitos recursos, é possível fazer uma limonada com o limão. O enorme problema está na forma (ERRADA) como pensamos.
Hoje Cabo-Verde celebra a sua independência, mas pouco desenvolveu. O que é ridículo tendo em conta que tem como grande aliado o mar; mas eu espero sinceramente que daqui a uns aninhos eu veja um Cabo-Verde diferente. Espero que Cabo-Verde se desenvolva bastante e não haja a necessidade de filhos da terra migrarem para outros países à procura de um lugar ao Sol. Desejo que daqui a uns anos, se o bom Deus me permitir, celebrar a independência de um país sempre hospitaleiro, sempre caloroso e finalmente desenvolvido!
Olhar estes tempos actuais com pouca SODADE...






Sem comentários: