quarta-feira, 29 de abril de 2009

Infidelidade...

Este post é basicamente o copy/paste do que se passou num fórum de discussão em que participo quando calha... Basicamente é a conversa entre a minha pessoa e alguém que se sente traído. Como é óbvio, não vou dizer qual foi o fórum nem o nome dessa pessoa, porque acho que não tem o mínimo interesse...
Mas esta discussão dá que pensar...
Até que ponto os sentimentos nos afectam psicologicamente, tornando-nos seres quase que anti-sociais...


=> Olá.... Porque é que nós humanos somos tão infiéis? Porque? Abraços :(
=> Ao fazer essa pergunta parece que pensas, ou pelo menos dás a entender que o ser humano é naturalmente traidor... Sinceramente penso que não. Todos nós temos uma mescla do que é bom e do que é mau. Todos nós sabemos o que é ser fiel, e os frutos que dai podem nascer; e o que é ser infiel, e das consequências que essa mesma infidelidade pode causar. A questão acertada, a meu ver é, porque razão algumas pessoas são fiéis e outras não... Podes até pensar que é uma questão de educação, de moralidade; mas sinceramente eu penso que não seja SÓ isso. Todos nós sabemos que não é correcto trair, mas por vezes (e não quero justificar os que traem) a carne fala mais alto, às vezes achamos que é muito melhor o prazer imediato, às vezes nem achamos/pensamos; simplesmente agimos... Sei que é complicado levar uma "facada nas costas", depois de darmos tudo para que a relação funcione (acredita que eu sei o que é isso); mas na verdade isso não é amor. Para dançar uma valsa é preciso dois, e esses dois têm que estar envolvidos e empenhados para que tudo funcione. No amor dás sem esperar nada em troca, mas no fundo no fundo sabes que irás receber, não tentas empurrar com a barriga uma relação... Não sei bem o que aconteceu, mas acredito que estejas a sentir desiludido; mas quem nesta vida nunca sentiu?!?!?! O importante é valorizar a tua pessoa, amar a tua pessoa em primeiro lugar; não depender de uma outra pessoa para te sentires bem. O outro só te complementa, não te completa!
Espero que estas minhas palavras te ajudem de alguma forma.
Fica bem
=> Olá...,
Pois, eu sei que sou fiel a mim mesmo, e por ser a mim mesmo sou fiel a tudo e todos, nunca trai ninguém, seja relação, amigos, família, e não não sou perfeito...
A carne fala mais alto, claro que sim, mas para isso somos diferente dos animais pois temos armas para nos controlarmos... E eu graças a Deus tenho um grande controle... Mas esse grande controle todos temos, basta o procurarmos...
Eu não me sinto desiludido, sinto-me mais com falta de confiança para com tudo e todos, e sei bem que nada mais será como antes... Em que eu ainda vivia iludido...
Já se passou tanto tempo e a minha revolta continua... Ouve momentos em que perdi até a confiança da minha família, e ainda hoje continua esse sentimento... De afastamento...
Pois mas esse complemento as vezes ilude nos, e faz-nos sofrer...
E desde eu isto em aconteceu odeio quem é infiel... Odeio mesmo... Perdi varias amizades por isso mesmo... Mas se numa relação são infieis com amigos então ainda pior...
=> Olá ...,
Ainda bem que és fiel a ti mesmo, mas sabes que a fidelidade é algo subjectivo. Já pensaste que por seres fiel a ti mesmo podes não ser a outrem? Eu sei que isso parece estranho, mas acontece...
Há pessoas por serem fiéis à religião, por exemplo, acabam traindo amigos!
Tu tens esse controle, mas nem todas as pessoas são iguais. Tens que ter em conta isso. O facto de tu teres o controle, não obriga automaticamente eu ter ou outra pessoa ter esse controle... E deixa fazer-te uma correcção... Todos temos acesso a esse controle; uma coisa é ter, outra é ter acesso... A falta de confiança é algo absolutamente normal e fruto da desilusão. Não digas que vivias iludido... Isso parece quase dizer que já não tens esperança nas pessoas, e quem não tem esperança, não vive... O afastamento não resolve nada. Pelo contrário. Ao afastar o maior e se calhar único prejudicado serás tu... Não vás por esse caminho! Tens que aprender a fazer limonada (algo doce) com o limão(algo amargo). Aprender com as más experiências e fortalecer o teu carácter E não deves odiar as pessoas pelas fragilidades que elas tem. Não ves que quem perde mais es tu? Es vez de afastar porque não te aproximas dessas pessoas e ajudas nessa fragilidade?
Eu sei que somos fracos, e sei bem que o afastamento não resolve nada, mas custa...
A minha psicologa uma vez disse-me assim: Cristiano tens de seguir em frente e uma coisa te digo, o unico amor fiel que existe é o amor de mãe, me abandonou e trocou por um homem... Ou seja penso não esiste amor fiel... E sim vivia iludido pois ainda vivia no mundo do faz de conta... Faz de conta que tudo é perfeito, tudo é amor, tudo é bom, tudo é normal...
Essas pessoas não querem ser ajudadas, nem é possivel ajudá-las pois elas gostamd e viver assim, gostam de fazer sofrer os outros... E por esses não consigo ter compaixão... Há fragilidades e fragilidades... E esta para mim é das piores que o ser humano tem...
Eu perder? Mais do que perdi? Não acredito... Ganhar? O que é que tenho a ganhar?
A confiança não se dá, ganha-se, e por mais que tente e me esforce é complicado ganhá-la...
Sou fiel a mim mesmo e sou feliz por isso, por me sentir bem, sentir-me humano e não animal... Mas isso não chega, pois perciso de alguem que partilhe do mesmo pensamento que eu... Mas é impossivel encontrar... Pode até existir e cardiro que sim, mas quem me garante?
Eu falo assim pois sofri muito e ainda dofro um grande desgosto... E desde ai nunca mais fui o mesmo... As vezes sinto me frio, sozinho e morto... Sofri como nunca... Acho que foi das piores dores que senti... E a ferida foi de tal maneira enorme que parece que quanto mais tento fechar e sarar mais ela abre e infecta espalhando-se ainda mais...

Existe um erro no primeiro paragrafo, onde se lê amor de mãe, logo a seguir deve se ler que : ela disse isso pois não sabia que a minha mae me traiu e me abandonou e trocou por outro homem...

=>Olá ...!

Peço desculpa pela minha ausência, mas aqui vai mais uma opinião mais que sincera sobre o que pensas...

Acredita que custa mais voltar a ser um ser social, após uma temporada a comportares como se fosses um bicho do mato, que lidar com pessoas que em termos de carácter são mais fracas que tu... Tens que aprender a viver e lidar com os defeitos/fraquezas dos outros, desde que essas mesmas fraquezas/defeitos não te venham trazer algum tipo de dano...

Apesar de, profissionalmente falando, não concordar com o que a tua psicologa disse, pois, a meu ver não é só o amor de mãe que é fiel, acho que estás a ser demasiado radical... Se achas que não existe amor fiel, indirectamente dizes (e desculpa a minha frontalidade)que o amor que tens para dar a alguém, seja em que aspecto for, também não é fiel.

Volto novamente a dizer que estás desiludido, e começo a pensar que essa desilusão está a consumir paulatinamente a pouca(?) esperança que tens nas pessoas...

Se o próprio homem não é perfeito, como queres que ele seja perfeito em tudo?!?! Tu, de certeza absoluta, também tens falhas; falhas essas que podem ser aceites ou não por outrém...

EXISTE UM AMOR FIEL SIM!!! É aquele que te aceita tal e qual como és: com defeitos, falhas, coisas boas e más. Isso é um amor fiel: que te aceita e respeita sem regras que te deixem preso, cego...

Como sabes que essas pessoas não querem ser ajudadas? Já tentaste? Quantas vezes? Uma? Quatro? Meia-dúzia de vezes?

E achas que isso chega? Por acaso esperaste que essa pessoa te pedisse ajuda, ou viraste as costas antes que a outra pessoa pudesse dizer fosse o que fosse?

O amor fiel também é paciente, sabes? Sabe esperar pelo momento certo para agir. Exige esse sacrifício de tempo (e não só...)

Pareces ser muito linear nas coisas... Ou as coisas são 8 ou são 80... Não há meio termo!

Como podes dizer que não tens nada a ganhar. Ajudar as pessoas é a coisa mais enriquecedora que existe! E mesmo nos momentos maus das nossas vidas aprendemos (ganhamos) alguma coisa. Mesmo que a experiência tenha sido traumatizante, temos que aprender a fazer limonada com o limão.

Obviamente que a confiança é uma coisa que se ganha e não é complicado premiar com a confiança a alguém. Basta saber avaliar bem a pessoa e acreditar nas boas intenções da outra pessoa... Nem todo o mundo é constituida por pessoas egocêntricas e egoístas e más e infiéis...

Acho piada (e desculpa mais uma vez a minha sinceridade) quando dizes que achas impossível encontrar alguém com o mesmo pensamento que tu, mas no entanto achas que essa pessoa pode existir e até acreditas que sim... Ficamos onde? Achas impossível ou acreditas na existência de tal pessoa?

Tu estás muito confuso e eu não vou julgar-te por isso... Mas primeiro dizes que estás bem como estás; depois dizes que às vezes sentes morto... Eu sei que é fácil dizer que o mundo nao acaba amanhã, mas de facto não acaba! O mundo não vai ficar à espera até ao dia em que voltes a ter esperança para continuar a girar!

Estás desiludido? Não és o primeiro e não serás certamente o último. Já sofreste muito? Lamento informar-te que não és o único à face da terra e que existem pessoas que já sofreram ou sofrem mais que tu, e não é por isso que , para algumas delas (infelizmente uma pequena minoria), o mundo acaba. DEPENDE DE TI impedir que essa ferida se espalhe ainda mais. Não fiques à espera que outra pessoa o faça por ti. Eu não posso comer ou beber por ti. Posso levar a comida à boca, mas a digestão é contigo (parece uma metafora parva, mas é a realidade).

TENS QUE ACREDITAR EM TI, CONFIAR EM TI E NÃO VIVER DO PASSADO.

Quem vive do passado é museu...

=> Olá Minha cara ...,
Já reparei que tem muito bom coração (e não em venha com historias que não é também perfeita) :)...
Vé-la escrever deu me uma certa esperança, mas eu gostava imenso de pensar como a Rita, mas é complicado, talvez seja devido a tudo ser recente ainda... Pois ainda só se passou um ano... E a dor cá continua... Claro que sei que não sou o único a estar desiludido... Mas sinto uma grande revolta, ver que a maior parte que me conhecia a mim e á outra pessoa com quem estava ainda acharem normal tudo o que se passou... E no pensamento deles tenho a sensação que eu é que estou errado e a outra pessoa certa... E isso magoa muito...
Enfim sinto-me sozinho... Desemparado... Mas pronto tudo há de correr bem...

Sem comentários: