quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mais um desabafo/disparate...

Passamos a vida a correr!!!



Corre para a escola(se bem que prá escola corremos a uma velocidade mais lenta que a do caracol...), para o trabalho, para a entrevista de emprego, para chegar a horas para o encontro com a cara-metade, para ir buscar os filhos à escola, para o ginásio... Ufa!!! Enfim; corre-se para tudo e mais alguma coisa...




Eu tive o prazer, de deixar de correr para andar; apreciar; degustar a vida durante cerca de 2 horas...




Estava eu em Paço de Arcos, e enquanto me dirigia para a estação, lembrei de ir dar uma vista de olhos à praia. Já fazia uns anos que lá não ia. Com tanto corre corre que a vida levou-me a fazer, acabei por esquecer-me do maravilhoso aroma da brisa marítima... Esqueci-me de um ritual que abandonei e que me fazia tão bem à alma. Parar, fechar os olhos, esquecer-me de mim e dos outros; e escutar o mar sentindo o seu cheiro...


Depois, resolvi andar a pé... Até Algés!!! "This girl is crazy" - podem estar a pensar, mas quem não tem os seus momentos de loucura?!?! E realmente, não vejo problema nenhum em fazer este percurso (agora... porque quando estava a meio do caminho só tive vontade de apanhar o primeiro comboio em movimento que passasse...)

Mas não quero falar muito do tremendo esforço que fiz para fazer este caminho (atenção que estava calor!!!).

À medida que ia andando, reparei que poucas são as pessoas que param na praia e apreciam a sua beleza. Anda tudo numa de fazer exercício para manter a linha ou para estar no seu melhor quando chegar o Verão. Não é que isso seja pecado, (bolas, eu também preciso de fazer exercício regularmente, mas dá uma perguicite aguda!!!); mas enquanto à uns anos atrás eu aborrecia-me porque em certas alturas do ano, era complicado encontrar AQUELE cantinho para estar eu sozinha com os meus pensamentos, naquele dia haviam vários spots à disposição...

Sinceramente isso fez muita impressão! Contei uma meia dúzia de gatos pingados a namorar/ler um livro/passar tempo com a família...

Cheguei à conclusão, à medida que me deslocava pela marginal/passeio marítimo, que as pessoas não tem muito tempo, ou melhor; não sabem tirar um tempo para si próprias. Estamos todos preocupados com coisam que complementam mas não completam a nossa felicidade

É tão importante pensar na vida, no que queremos fazer, construir os nossos sonhos, encontrar soluções para os nossos problemas...

Enfim... Encontrarmos a PAZ.
Fez-me bem à alma. Senti-me pequena, insignificante, nada! Não que me tenha desvalorizado... Longe disso! Mas já pensaram, por exemplo, no verdadeiro poder da natureza? Na grandiosidade do mar? O homem tem a mania que é um deus em ponto pequeno (em parte é, mas não quero discutir isso neste momento), mas não tem controlo sobre uma catástrofe. Pode até prever, como aconteceu em Itália, mas controlar, evitar, não consegue por muito que queira...
Mas falando da minha pequenez. Senti-me pequena diante do rio/mar. São tantas as pessoas que já perderam a vida ali... São tantas as revoltas demostradas por este ser aquoso, talvez contra o homem quiçá; que leva a entregar o meu respeito...
Enfim... Tudo isto só pra dizer que à medida que o homem se veste de tecnologias, carrega "corre-corre" para fazer a vida o melhor que consegue, e esquece de si mesmo; despe-se de si mesmo...

Sem comentários: